Notícias

Neida Rocha é a Patrona da 27.ª Feira do Livro de Canoas-RS
29/04/2011

Em votação aberta, Neida Rocha foi à escolhida, com seis votos, como a Patrona da 27.ª Feira do Livro de Canoas. A eleição aconteceu no auditório da Biblioteca Pública João Palma da Silva, com a presença da Secretaria Municipal de Cultura e representantes de onze entidades votantes: Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal (Abip), Associação Canoense de Escritores (Ace), Biblioteca Simões Lopes Neto, Associação Centro de Artes Guajuviras, Associação Amigos da Fundação Cultural de Canoas (ASCAN), Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Simprocan), Livreiros, Associações dos Moradores da Praia do Paquetá, Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Comunitária Cecília Meireles e Casa do Poeta. Outros três concorriam ao título de patrono: Jairo Luiz de Souza, Maria Luci Cardoso Leite, e Roberto Pires de Rodrigues.

 


O diretor de Cidadania Cultural, Luis Antônio Inda, conduziu a cerimônia e apresentou para o público presente um breve histórico sobre a Feira do livro canoense. Abordou a estrutura, funcionamento, dados das vendas dos livros, atividades desenvolvidas durante a Feira, escritores convidados e demais acontecimentos relacionados na programação do evento.

 


Neida garantiu estar presente em todos os momentos possíveis do evento e desenvolver seu trabalho de contaçao de histórias para o público infantil. A escritora ainda informou que oferecerá aos professores do município uma oficina de conhecimentos da literatura e escritores canoenses. Em seu discurso, Neida lembrou que mesmo com o avanço da tecnologia, das facilidades da internet, os livros não deverão nunca ser esquecidos, “o livro é insubstituível”.

 


Com o slogan “Quem lê, vai longe!”, a 27.ª Feira do Livro acontecerá entre os dias 04 a 19 de junho, na Praça da Bandeira e no Calçadão. Este ano o tema literário será o escritor gaúcho Moacyr Scliar, a cidade homenageada será Gramado e o escritor homenageado será Luiz Coronel.

 

Neida Rocha:

Natural de Canoas, nasceu em 01/02/1954, filha de José Lopes da Rocha e Tereza da Costa Rocha. Sua primeira publicação foi o poema Páscoa, em homenagem ao irmão Nei, falecido aos 20 anos na Páscoa de 1973. O poema foi publicado no Jornal Correio do Povo (Porto Alegre). Neida tem 10 publicações individuais e participa em 69 coletâneas. Graduada em Letras aos 50 anos e Pós-graduada aos 53. Em 2007 retornou a Canoas e alterou seu nome literário (Neida Wobeto). Sua trajetória confunde-se entre a produção literária e a atuação em torno da organização e promoção da atividade literária, enquanto classe. Foi fundadora Sociedade Escritores Blumenau e sua Presidente em 2005/2006 e Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau (2007), além de ser membro de várias entidades de expressão ligadas à literatura no RS, particularmente em Canoas, e em SC. É Secretária da Associação Canoense de Escritores (ACE) e Casa do Poeta de Canoas. É membro da Academia de Letras do Brasil – Canoas e Coordenadora do Núcleo Canoas/RS da União Brasileira Escritores (UBE). Promove Oficinas Literárias, Palestras e Contação de Histórias.

Em 2009, organizou o Catálogo: Escritores Canoenses. Em 2010 representou a Região Sul como Delegada na II Conferência Nacional de Cultura. Em 2010, distribuiu gratuitamente o livro infantil Danilo, sua Mochila e seus Amigos (Português/Espanhol), às escolas públicas de Canoas/RS. Em 2011, recebeu o Prêmio Picucha Milanez.

Outras publicações: Contronicas (2000, 1ª e 2ª edições), Senti(Mo)Mentos (2000), Sinto Muito Amor (2002), Danilo, Sua Mochila E Seus Amigos (2002/204), Minha Não Metade (2005), Efemérides (2007), Danilo, Su Mochila Y Sus Amigos (2010, 1ª e 2ª edições), Artigo Definido-Alternativa (2010).

 

Todos os direitos reservados a Neida Rocha. Os textos podem ser copiados, desde que citado o nome da autora

site desenvolvido pela wwsites - sites para escritores